A abdominoplastia, ou dermolipectomia abdominal, é o processo cirúrgico que consiste na remoção do excesso de pele e gordura local e reaproximação dos músculos abdominais afastados (diástase), resultando naredefinição dos contornoscorporais.
É comum se buscar obter um abdome plano, bem tonificado e definido através de exercícios e do controle de peso. Às vezes, esses métodos não alcançam os objetivos, mesmo entre pessoas com peso ideal e com proporções adequadas. Entre as causas mais comuns para os resultados insatisfatórios estão a gravidez, o envelhecimento, cirurgias anteriores, hereditariedade e flutuações significativas de peso.
Existem diversos tipos de abdominoplastia, alguns exemplos são:
Abdominoplastia clássica: Esta técnica requer uma incisão horizontal acima do pube, geralmente uma extensão da cicatriz de cesariana. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pela quantidade de excesso de pele a ser removida. Uma vez que a pele e a gordura são levantadas, os músculos abdominais são reaproximados. O excesso de pele é removido e a pele é suturada. Uma nova abertura para o umbigo é criada e esse é fixado à pele.
Abdominoplastia em âncora: Este procedimento segue os mesmos princípios da cirurgia clássica, porém a cicatriz será diferente. Esta técnica é indicada para pacientes que tiveram perda elevada de peso ou passaram por cirurgia bariátrica, por exemplo.
Miniabdominoplastia: É uma técnica indicada para quem tem menor quantidade de pele flácida e estão dentro do peso ideal, mas mesmo assim desejam eliminar o excesso de pele e gordura abaixo do umbigo.